Familiares das vítimas do porão: O estado deveria nos temer

Relatos estão surgindo desde a última noite que as forças do estado massacraram os feridos que estavam esperando por ambulâncias em diversos porões em Cizre por dias.

Familiares das pessoas alegadamente massacradas no porão da selvageria falaram à ANF horas antes dos relatos das mortes em massa. Expressando sua raiva ao governo turco e ao Presidente Tayyip Erdoğan, familiares avisaram que todos seriam prejudicados se suas crianças fossem prejudicadas. Eles disseram que ninguém deveria protestar se corpos de soldados mortos chegassem à Oeste da Turquia no futuro próximo, e enfatizaram que o Estado não poderia exterminar o povo Curdo com esses assassinatos.

Como ANF, nós estávamos planejando cobrir as declarações das famílias com ênfase na demanda por ambulâncias hoje. No entanto, o massacre aumentou a importancia dos avisos das famílias ao estado turco.

MÃE AKTAŞ: VOCÊ NÃO PODE EXTERMINAR OS CURDOS

Meliha Aktaş: Eu sou mãe de Rohat Aktaş. Nós estamos na estrada à Cizre fazem 14 dias. Eles destruíram o porão onde nossas crianças buscaram refúgio, nós não tivemos notícias de nossas crianças desde a semana passada. Nós não sabemos se eles estão mortos ou se sobreviveram. Não quero que minha criança morra naquele porão. Se qualquer coisa acontecer a eles, isso significará que isso aconteceu com povo curdo. Apelo ao Primeiro Ministro: O que você faria se suas crianças estivessem naquele porão e você não pudesse ter notícias deles? Coloque-se em nossos lugares por um minuto. Você acha que Cizre faz parte de qualquer outro lugar? Nós entramos na estrada para resgatar nossas crianças, mas você não nos permite. Nossos parlamentares tentaram resgatar os feridos mas você os atacou com bombas de gás lacrimogênio. Você não pode exterminar o povo curdo com esses massacres; você somente aumenta a dor.

MÃE YAVUZER: O ESTADO DEVERIA TEMER AS MÃES CURDAS

Hanım Yavuzel: Eu sou a mãe de Mehmet Yavuzel, nós estamos na estrada a dias com o objetivo de resgatar nossas crianças. Nós estamos aqui para colocar um fim na selvageria e brutalidade do AKP. O que é isso que eles não podem compartilhar conosco? O que eles esperam conseguir conosco com essa brutalidade? Se eles têm a pretensão de nos matar, eles não podem nos exterminar. Milhares nascem quando um de nós morre! O estado turco deveria saber disso muito bem; nós multiplicamos cada vez que um de nós é morto. O estado deveria temer as mães Curdas! E apelo à todos, que acreditam serem seres humanos, que se colocam contra a brutalidade, que venham à Botan e apaguem esse fogo. Nós ainda temos pessoas feridas no porão, e os corpos de nossos mártires estão apodrecendo lá. Eu não sei mais o que dizer, vergonha àqueles que estão passivos agora. Meu único desejo é que as crianças de Davutoğlu passem exatamente pela mesma coisa que meu Mehmet está passando agora.

IRMÃO YAVUZEL: ELES ESTÃO EM AGONIA POR DIAS

Halil Yavuzel: Eu sou o irmão de Mehmet Yavuzel. Eu apelo ao chamado Primeiro Ministro Ahmet Davutoğlu, nossos feridos tem estado no porão há 15 dias! Depois do encontro de nossos parlamentares İdris Baluken com os oficiais do governo, ambulâncias foram enviadas aos porões em Cizre, mas soldados e policiais impediram sua passagem, dizendo que não reconhecem o Primeiro Ministro. Se o Primeiro Ministro tem alguma honra, ele teria já resignado! Eu não acho que ele tenha alguma honra. Presidente Erdoğan, o responsável por esta guerra, tenta exterminar o povo curdo com sua ditadura. Ele irá falhar e sua ditadura terminará cedo ou tarde! Ele deveria ver o que aconteceu com os ditadores vizinhos; o que aconteceu à Saddam e Assad logo acontecerá à ele. Nós apelamos ao povo Curdo e turco; ninguém deveria protestar se corpos de soldados mortos chegarem ao Oeste da Turquia no futuro próximo porque nossas crianças tem estado em agonia há dias. Eles deixaram 37 de nosso povo para morrer naquele porão; o mundo todo deveria ver isso. Se tribunais internacionais ignorarem essa selvageria, ninguém deveria nem mesmo falar em lei, justiça e terrorismo.

Fonte: Firat News Agency